|
|
Registros recuperados : 20 | |
14. | | ARAÚJO, J. G. S. de; SILVA, A. F.; JATOBÁ, L. Atividades antrópicas e a qualidade das águas do rio Ipojuca no município de Caruaru, PE: documentário como proposta para o Ensino das Ciências Ambientais. In: MALHEIROS, T. F.; FERREIRA, C. de P.; FAZION, F.; CARVALHO, H.; ORTÊNCIO FILHO, H.; CHAVES, J. M.; CAVALCANTE, K. V.; AMAZONAS, M.; BATISTA, R. de O. S. (org.). Experiências no ensino das Ciências ambientais. São Paulo: Com-Arte: ANA, 2023. Cap. 22, p. 316-329. (PROFCIAMB. Série pesquisa e reflexão). Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
19. | | ARAÚJO, J. G. S. de; SILVA, A. F.; JATOBÁ, L.; SANTOS, A. dos. Ciclo da dependência ambiental: o caso do curso médio da Bacia do Ipojuca: estudo para fortalecer o manejo agroecológico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL INTERDISCIPLINAR EM EXTENSÃO RURAL E DESENVOLVIMENTO, 2.; REUNIÃO DA REDE-FRANCO BRASILEIRA PELO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL NO SEMIÁRIDO DO NORDESTE, 3.; ENCONTRO NACIONAL DA AGRICULTURA FAMILIAR, 4.; SEMINÁRIO INTERTERRITORIAL DE CAPRINOVINOCULTURA, DA BAHIA, 1.; FEIRA DE EMPREENDEDORISMO DE MULHERES, 3.; JORNADA DE AGROECOLOGIA DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO, 1., 2019, Juazeiro. Territorialidades, mudanças climáticas, agroecossistemas e premissas para o desenvolvimento sustentável. Petrolina: Univasf, 2019. Biblioteca(s): Embrapa Semiárido. |
| |
Registros recuperados : 20 | |
|
|
Registro Completo
Biblioteca(s): |
Embrapa Semiárido. |
Data corrente: |
04/07/2020 |
Data da última atualização: |
12/02/2021 |
Tipo da produção científica: |
Artigo em Periódico Indexado |
Circulação/Nível: |
B - 2 |
Autoria: |
JATOBÁ, L.; SILVA, A. F. |
Afiliação: |
Lucivânio Jatobá, UFPE; ALINEAUREA FLORENTINO SILVA, CPATSA. |
Título: |
A excursão linear como instrumento do processo ensino-aprendizagem em geografia física. |
Ano de publicação: |
2020 |
Fonte/Imprenta: |
Ciência Geográfica, v. 24, n. 1, p. 171-190, 2020. |
Idioma: |
Português |
Conteúdo: |
No presente artigo, objetivou-se analisar a importância da excursão linear como instrumento didático no ensino de Geografia, para análise interdisciplinar das paisagens, fornecer material didático à preparação e realização de uma excursão linear, enfatizando dimensões conceituais de Geologia, Geomorfologia, Climatologia e Pedologia, de maneira integrada, apresentar um exemplo de excursão linear, realizada pelos autores, abrangendo uma ampla área da parte oriental do Estado de Pernambuco, e mostrar exemplos da possibilidade de se estabelecer, no campo, as bases da interdisciplinaridade na interpretação de elementos do quadro natural. São sugeridas diversas estratégias de ensino empregadas numa excursão linear realizada no Estado de Pernambuco. |
Palavras-Chave: |
Ensino de geografia Física; Excursão didático-pedagógica; Interdisciplinaridade; Paisagens naturais; Quadro natural. |
Thesagro: |
Climatologia; Geografia; Geologia; Geomorfologia; Pedologia; Recurso Natural. |
Thesaurus NAL: |
Landscapes; Natural resources. |
Categoria do assunto: |
P Recursos Naturais, Ciências Ambientais e da Terra |
URL: |
https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/214373/1/A-excursao-linear-como-instrumento-do-processo-ensino-aprendizagem-em-geografia-fisica-2020.pdf
|
Marc: |
LEADER 01611naa a2200289 a 4500 001 2123621 005 2021-02-12 008 2020 bl uuuu u00u1 u #d 100 1 $aJATOBÁ, L. 245 $aA excursão linear como instrumento do processo ensino-aprendizagem em geografia física.$h[electronic resource] 260 $c2020 520 $aNo presente artigo, objetivou-se analisar a importância da excursão linear como instrumento didático no ensino de Geografia, para análise interdisciplinar das paisagens, fornecer material didático à preparação e realização de uma excursão linear, enfatizando dimensões conceituais de Geologia, Geomorfologia, Climatologia e Pedologia, de maneira integrada, apresentar um exemplo de excursão linear, realizada pelos autores, abrangendo uma ampla área da parte oriental do Estado de Pernambuco, e mostrar exemplos da possibilidade de se estabelecer, no campo, as bases da interdisciplinaridade na interpretação de elementos do quadro natural. São sugeridas diversas estratégias de ensino empregadas numa excursão linear realizada no Estado de Pernambuco. 650 $aLandscapes 650 $aNatural resources 650 $aClimatologia 650 $aGeografia 650 $aGeologia 650 $aGeomorfologia 650 $aPedologia 650 $aRecurso Natural 653 $aEnsino de geografia Física 653 $aExcursão didático-pedagógica 653 $aInterdisciplinaridade 653 $aPaisagens naturais 653 $aQuadro natural 700 1 $aSILVA, A. F. 773 $tCiência Geográfica$gv. 24, n. 1, p. 171-190, 2020.
Download
Esconder MarcMostrar Marc Completo |
Registro original: |
Embrapa Semiárido (CPATSA) |
|
Biblioteca |
ID |
Origem |
Tipo/Formato |
Classificação |
Cutter |
Registro |
Volume |
Status |
Fechar
|
Nenhum registro encontrado para a expressão de busca informada. |
|
|